top of page

Lavagem Completa

          Não é por já termos lavado muitos veículos que o realizamos com a técnica correcta.  Com  o passar do tempo o brilho vai desaparecendo e começamos a detectar uns riscos pequenos mas visíveis principalmente com incidência de luz. Isto acontece porque realmente não utilizamos as técnicas e os produtos adequados.

          Mostramos aqui a correta maneira de lavar o carro. 

 

          Para uma correta Lavagem, chamada “Lavagem à Detalhe” precisamos de ferramentas e produtos adequados, que sejam eficientes e não sejam agressivos para os materiais.

 

          Produtos e material necessários para a lavagem à detalhe:

 

          Luva Pelo de Ovelha

          Esta é uma luva extremamente macia que não agride nem deixa marcas na superfície da pintura. Ao contrario das esponjas, panos ou outros utensílios normalmente usados que apenas empurram a sujidade pela superfície do carro provocando danos, a luva pelo de ovelha, graças a sua textura macia, envolve as partículas de sujidade impedindo que estejam em contacto com a pintura.

 

          Champô

          Um bom champô além de ter um excelente poder de lavagem, não é agressivo com os materiais, não danifica a protecção existente e tem um poder de lubrificação, ideal para ajudar que a sujidade mais facilmente se envolva na luva e esta deslize sobre a superfície.

          Os comuns champôs auto baratos, são criados com o objectivo de lavar rapidamente e sem esforço. O problema é que são tão agressivos que alem de lavarem a sujidade eliminam também as protecções que o carro tem e reagem com os plásticos e borrachas deixando-os ressequidos baços e feios. 

 

          Balde duplo ou dois baldes

          Quando passamos a luva pela superfície do carro na lavagem, esta traz agarrado as partículas de sujidade. O objectivo é mesmo esse. Sendo depois a sujidade transmitida para a água ao molhar e lavar a luva de cada vez que esta vai ao balde. Com este processo a água começa a ficar muito suja, não limpando a luva convenientemente e correndo mais riscos de danificar a pintura. É aqui que entra o segundo balde. Se tivermos um balde com água limpa, depois de passar a luva pelo carro, passamos a luva num balde com água limpa onde fica a sujidade, e depois no balde com o detergente, mantendo este sempre limpo.

 

          Toalha de secar

          Depois de tanto trabalho a lavar o carro e aparecerem umas manchas na pintura, não é nada agradável. Para que isso não aconteça é preciso seca-lo convenientemente. Não devemos usar toalhas tipo camurça porque estas arrastam a água e qualquer partícula de pó ou sujidade que ainda exista. Existem no mercado toalhas próprias para secar. São toalhas com alto poder de absorção. Como por exemplo as toalhas com formato WW (Waffle weave).

 

          Champô para jantes

          Este não é um shampoo obrigatório, já que se pode usar a mesma mistura usada na lavagem. No entanto um champoo próprio para jantes facilita em muito o trabalho, já que as jantes são sempre das zonas mais sujas, tendo inclusive o pó proveniente dos travões, que precisa de uma solução mais forte.

           Para a limpeza das jantes deve usar-se vassouras e escovas macias, de preferência sem partes metálicas para que não danifiquem as jantes.

 

          Limpa vidros

          Ter uma boa visibilidade na estrada é essencial para o nosso conforto e segurança. Vidros limpos, transparentes e cristalinos são assim fundamentais. Para isso convém ter um Limpa Vidros que limpe eficazmente, que não deixe marcas nos vidros e que não reaja com as borrachas e plásticos envolventes.

           Para limpar os vidros deve usar-se um pano de micro fibras para a limpeza, e um outro para retirar o excedente de produto limpa vidros.

 

          Foam lance

          Estamos a falar de um reservatório que se adapta à ponta da máquina de pressão, onde é feita uma mistura entre o champô e a água a alta pressão, permitindo aplicar sobre o carro uma camada de espuma, contendo uma elevada concentração de champô.

 

         Lavagem Manual

          Agora que temos todo o material, vamos começar a lavar o carro.

          O primeiro passo será a pré lavagem.

 

       Pré-Lavagem

          Este é um processo, que mesmo na lavagem á detalhe, é “facultativo”. Na Auto Sublime é obrigatório. Este processo vai eliminar grande parte da sujidade diminuindo em muito o risco de danificar a pintura com a lavagem, mesmo com todos os cuidados e técnicas adequadas.

          Esta etapa será a primeira da lavagem na Auto Sublime

          Numa pré-lavagem, usamos uma Foam lance. Após esta aplicação deve-se esperar alguns minutos até enxaguarmos o carro. A elevada concentração de champô aplicada, aliada ao tempo de espera, vai dissolver a sujidade que será eliminada no enxaguamento.

 

          Jantes

          O passo Seguinte é lavar as jantes. As jantes estão sempre muito sujas com ferodo, logo lavar o carro e no fim ir às jantes, com os salpicos da água, acabávamos por sujar a pintura de novo com ferodo ou shampoo.

          Começamos por passar shampoo nas jantes. Espalhamos bem o produto, o que pode ser feito com um pincel. Ao espalhar já estamos no processo de lavar, pois parte dos resíduos de ferodo já começarão a sair. Depois do produto bem aplicado, enxagua-se e repete-se o processo se necessário.

          No caso de ser para selar a jante por completo, exterior e interior, retira-se a jante do sítio faz-se todo o processo como descrito.

 

          Limpeza de mosquitos

 

          Por vezes temos uma verdadeira infestação de mosquitos na frente do carro. Se a pré lavagem não os eliminar, fazemos uma limpeza com produto anti mosquitos.

          Nesta altura o carro já está molhado, fruto do enxaguamento da pré lavagem. Pulverizamos a zona onde estão os mosquitos com o anti mosquitos, deixamos actuar por uns momentos, tomando atenção para que não seque na pintura.

          Já com os baldes prontos, iniciamos a lavagem propriamente dita. Nesta zona, convém lavar áreas bastante pequenas, pois a luva ficará muito suja e bastante rápido.

 

          Lavagem

          No processo de lavagem, que já foi sendo descrito, há algumas regras que convém nunca esquecer.

          Usar a técnica dos dois baldes.

          Não exercer pressão na tentativa e eliminar mais rapidamente a sujidade. É preferível repetir o processo.

          Lavar por secções (painéis) e se houver muita sujidade, lavar secções mais pequenas. Por consequência, lavar a luva mais vezes.

          Começar sempre de cima para baixo. As partes mais baixas são sempre as mais sujas.

          Depois de ter o carro molhado, começamos por lavar o tejadilho. Lavamos por painel ou secções mais pequenas. A cada secção lavada, lavamos a luva muito bem lavada no balde que contém apenas água, passando depois a luva pelo segundo balde, que contém shampoo. Repetimos todo este processo painel a painel, e todas as vezes que foram precisas, até ao resultado final ser o esperado.S

  •  

          Secar

          Deixar secar a água no carro em vez de a secar imediatamente é um erro. Normalmente não se dá muita importância a este passo, mas uma inexistência de secagem pode deixar marcas na pintura que duram para sempre. Damos cabo de todo o trabalho e cuidado que tivemos até aqui. É um processo extremamente simples, bastando ter uma toalha adequada. Estas normalmente dão perfeitamente para secar um carro completamente. Para tal, estende-se a toalha em cima do carro, e puxa-se pelas pontas de modo a ter tempo e capacidade para absorver a água em vez de a arrastar. Com uns minutos evitamos um problema que demoraria horas a resolver.

 

          Vidros

          Os vidros do automóvel são uma das partes a que damos mais importância e atenção. Não é muito agradável e nada seguro estar a conduzir e de repente perdermos alguma visibilidade graças a uma mancha mal limpa. Com um Limpa Vidros de excelente qualidade, panos micro fibras apropriados, em que no primeiro borrifamos o limpa vidros com que limparemos e o segundo serve para limpar os excedentes, e juntando alguma paciência e perseverança, teremos sempre vidros verdadeiramente limpos, transparentes e cristalinos.

© 2016 Auto Sublime

bottom of page